A gestão ambiental tem como premissa a sustentabilidade. Pensando nisso, o Hospital Belo Horizonte criou um Grupo multidisciplinar de Gestão Ambiental com o objetivo de discutir os diversos assuntos inerentes a política de gestão ambiental do HBH, promover ações para o engajamento dos públicos interno e externo quanto ao uso racional dos recursos naturais e incentivar o envolvimento efetivo dos colaboradores nas boas práticas no uso de equipamentos. Encontros mensais deste grupo são realizados com o intuito de garantir a continuidade e a evolução das boas práticas de sustentabilidade ambiental aplicadas na Instituição.

A promoção da Política de Gestão Ambiental introduz temas como a diminuição de desperdício de matérias-primas, de recursos como água, energia elétrica, gases, a destinação correta de resíduos e também orienta e incentiva a responsabilidade ambiental aos colaboradores e usuários em geral. Através desta Política, o Hospital Belo Horizonte assume o compromisso de:

  • Proteger o ambiente, monitorizando e minimizando os seus impactos ambientais;
  • Influenciar os colaboradores para a importância da aderência as boas práticas ambientais;
  • Implementar objetivos ambientais nas atividades de prestação de cuidados de saúde;
  • Sensibilizar os pacientes, familiares e visitantes para adotarem as boas práticas ambientais;
  • Assegurar o cumprimento dos requisitos legais e outros voluntariamente assumidos;
  • Promover formação e informação aos colaboradores, incluindo os subcontratados que se encontram nas instalações do Hospital, de modo a garantir que se encontram informados e que se orientam pelos mesmos princípios de gestão ambiental.

Todos os processos, atividades e serviços são realizados com base na preservação do meio ambiente, respeitando a saúde e segurança dos colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e partes interessadas.

Essas ações de mitigação dos impactos de toda a operação hospitalar envolve a mobilização e o comprometimento de colaboradores, fornecedores e demais públicos que são envolvidos nos processos da gestão ambiental do HBH.

Para colocar tudo isso em prática, contamos com a ajuda mais que especial do Seu Prudente, Gestor Ambiental do Hospital Belo Horizonte. Tão prudente quanto se espera de um cidadão consciente, nosso mascote presta apoio em todas as ações de conscientização.

Educar e conscientizar é um longo caminho, porém um dos mais adequados para mudar as atitudes do indivíduo em prol da sustentabilidade.